quinta-feira, 12 de maio de 2016

Segurança no trabalho

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas e açoes que so adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho. A segurança do trabalho atua de diversas maneiras dentro da empresa, sempre buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador.

EPI


EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado á proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.



Quando é necessario fornercer o EPI


A empresa é obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstancias:

- Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças ocupacionais;

- Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;

- Para atender situações de emergência


EPC

Equipamento de Proteção Coletiva ou EPC, é todo equipamento de uso coletivo destinado a evitar acidentes e o aparecimento de doenças ocupacionais.
Em geral os EPC são mais eficientes do que o EPI e ainda tem a vantagem de não fornecer incomodo ao trabalhador. Sempre que puder optar entre EPI e EPC opte pelo EPC, a longo prazo sai bem mais em conta. E além disso, podemos evitar desgastes que sempre ocorrem entre direção e funcionários por causa da imposição pelo uso do EPI.

São exemplos de EPC

Corrimão de escadas, proteção para partes móveis de máquinas, plataforma de segurança usada para conter queda de materiais e pessoas na construção civil, exaustores de gases e fumaças tóxicas ofensivas ao ser humano, pontes, e outros do tipo.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário